O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), realizou na manhã desta quarta-feira, dia 18, o Dia “D” da Campanha Setembro Verde, com o plantio de árvores.
Promovido pela Organização de Procura de Órgãos (OPO Sul), vinculada a unidade hospitalar, com apoio das Comissões Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da área de abrangência e do Instituto Seja um Doador, o evento aconteceu na área externa do HBLEM na presença de diretores e colaboradores da FASI, estudantes da área de saúde e pacientes transplantados.
Em um gesto simbólico de representação da vida, três mudas de Ipê, doadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foram plantadas na área verde do HBLEM. O objetivo foi homenagear pessoas que foram doadoras e incentivar a conscientização sobre a preservação da vida, através da doação de órgãos. Ao som dos músicos Sara Dantas e Jefferson Costa, balões brancos também foram lançados ao ar.
O relato dos pacientes transplantados Bruna Melo e Gilberto Santana, emocionou a todos. Bruna, após dois anos de espera na fila, foi contemplada com uma córnea. “Todos os dias peço a Deus que cuide da família que autorizou a doação. Hoje consigo ter minha rotina, enxergar melhor, estudar e ter minha vida de volta “, disse.
Gilberto que tinha problema renal crônico, recebeu um novo rim em janeiro deste ano. “Deus me abençoou com uma família que permitiu que seu falecido ente querido fosse um doador. Eu tive uma nova chance, uma nova vida”, declarou.
O médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes (COSET,), convidado especial do plantio, destacou a importância da OPO Sul no processo de doação de órgãos e disse que a gestão do HBLEM tem dado um grande apoio ao trabalho. “O Hospital de Base tem um papel importante, não só no atendimento a pacientes vítimas de traumas, mas, em ofertar às famílias que perderam seus parentes, a possibilidade de doar.
O médico coordenador da OPO Sul, Paulo Medauar Reis, disse que o relato de pacientes transplantados ajuda na conscientização sobre a doação de órgãos. Só quem acompanha a causa há muitos anos sabe a emoção que é”, comentou.
O diretor-presidente da FASI, Marcone Amaral, parabenizou o trabalho da equipe da OPO Sul. “A gente fica orgulhoso da OPO Sul, tão comprometida com amor, empenho e dedicação. É um trabalho fantástico que salva vidas”, disse.
Postar um comentário