Responsive Advertisement

 


Entenda por que Tiradentes virou herói nacional e como 21 de abril se tornou feriado no Brasil

21 de abril é feriado no Brasil para lembrar a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, uma das figuras central da Inconfidência Mineira e transformado em um dos símbolos da luta contra a opressão colonial. Mas o reconhecimento desse personagem como herói nacional foi um processo construído ao longo do tempo, influenciado por interesses políticos e disputas sobre a memória coletiva. Neste feriado de 21 de abril, a TVT News resgata a trajetória de Tiradentes e analisa como foi a transformação de Tiradentes em herói da pátria.

Por que 21 de abril é Dia de Tiradentes

A data marca o enforcamento de Tiradentes em 1792, no Rio de Janeiro, então capital da colônia portuguesa. Ele foi condenado à morte pela Coroa portuguesa por participar da Inconfidência Mineira, movimento que pretendia libertar o Brasil do domínio de Portugal. Desde então, o 21 de abril passou a ser considerado como um momento de resistência e sacrifício em nome da liberdade.

“Tiradentes é um herói nacional por uma ação impositiva da elite dominante do final do século XIX que realizou a proclamação da República e necessitava, por meio de símbolos nacionais, universalizar a ideia de unidade da nação”, afirma a professora Sandra Costa dos Santos, coordenadora do Núcleo de Estudo e Aperfeiçoamento Antirracista – Conceição Evaristo.

Quem foi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, era alferes da cavalaria e dentista prático, profissão que lhe rendeu o apelido “Tiradentes”. Ativo na região das Minas Gerais, foi influenciado pelas ideias iluministas e pelos movimentos de independência ocorridos em outros países. Participou da articulação da Inconfidência Mineira, que acabou descoberta pelas autoridades. Preso, assumiu a culpa, e foi o único condenado à morte entre os envolvidos.

Quando 21 de abril se tornou feriado?

O Dia de Tiradentes é feriado nacional comemorado em 21 de abril. O governo provisório de Deodoro da Fonseca estabeleceu o dia 21 de abril como data comemorativa nacional por meio do Decreto nº 155-B, de 14 de janeiro de 1890.

Esse dia foi reafirmado como feriado por meio de leis emitidas em 1933 e 1949, com a Lei nº 662, de 6 de abril de 1949. Tiradentes tornou-se patrono cívico do Brasil, e seu nome foi incluído no Livro de Heróis da Pátria, em 1965. Atualmente, o dia 21 de abril, dia da morte de Tiradentes, ainda é considerado feriado nacional, por meio da Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

O feriado também se relaciona com o uso da imagem de Tiradentes por regimes políticos distintos, como a República, que o adotou como um de seus símbolos fundadores.

“A necessidade de desvincular a República dos acontecimentos e ideais da Monarquia no Brasil, intencionou eleger como mártir, as práticas inconfidentes de Joaquim José da Silva Xavier, que além de alferes era alguém com a prática de dentista, como se seu suplicio, seguido de esquartejamento, carregasse um trabalho de sacrifício ao bem comum de libertação do Brasil Monárquico, o fim das práticas escravagistas, a implementação econômica e idearia do liberalismo, e o encaminhamento ao cientificismo moderno”, conta o professor, historiador e antropólogo Lucas Scaravelli da Silva.

Por que Tiradentes se tornou herói nacional?

A imagem de Tiradentes como herói nacional ganhou força com a Proclamação da República, em 1889. Os republicanos buscaram figuras históricas que simbolizassem a resistência à monarquia e encontraram em Tiradentes um modelo ideal. Ele foi retratado como um personagem messiânico, inclusive com imagens comparadas às de Cristo. Sua imagem foi alterada como parte do projeto de construção da identidade nacional republicana.

“A aproximação da imagem de Tiradentes com a de Jesus tem uma conotação religiosa, mas também romantizada de que Tiradentes era esta figura que, assim como Jesus, estava perto da população. Ele caminhava pelas ruas e se contrapunha ao colonialismo assim como Jesus enfrentava reis e líderes de seu tempo. O herói que não se sabe exatamente quais eram suas características físicas, foi estrategicamente elevado a mito por ter sido esquartejado em defesa da liberdade enquanto Jesus pregado na cruz morre em sacrifício de seu povo”, analisa a professora Sandra.

21-de-abril-dia-de-tiradentes-a-construcao-do-heroi-nacional-tiradentes-foi-transformado-em-heroi-e-teve-a-figura-modificada-para-se-tornar-mais-messianica-imagens-tiradentes-alferes-a-esquerda-museu-historico-nacional-tiradentes-na-forca-a-direita-museu-paulista-da-usp-tvt-news

“Aí a imagem de Jesus traz exatamente o morrer em vida, sobreviver no ideal, ressurgir como nação. Morre Tiradentes, nasce um Brasil… republicano”, reforça Lucas.

Não há comprovações da imagem real de Tiradentes e não se sabe ao certo como foi essa transformação. “Existem algumas correntes historiográficas que estão buscando referências documentais para ter uma imagem que corresponda à realidade, mas ainda não temos nenhuma comprovação histórica que traga essa certeza”, explica Lucas

Post a Comment